domingo, 26 de maio de 2013

Recursos de água doce e potável são finitos, frágeis e vitais para todas as pessoas no mund


Há 20 anos o Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março para chamar nossa atenção para a importância da água doce e da gestão sustentável dos recursos hídricos. São realizadas na data diversas atividades em todo mundo para esclarecimento e conscientização.

A recomendação de um dia internacional para celebrar a água ocorreu na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED/Rio 92), no Rio de Janeiro. A Assembleia Geral da ONU designou o dia 22 de março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água.

A ONU fomenta a ação global em defesa da gestão dos recursos hídricos desde 1977, quando realizou a Conferência para a Água. Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional de Cooperação pela Água.




Recurso finito requer gestão inteligente

Água é fonte de vida. E por ser um recurso natural vital é imprescindível a cooperação para gestão da água, nos níveis local, regional, nacional e internacional, com engajamento da sociedade, do poder público, da iniciativa privada, do terceiro setor e das universidades.

A população mundial aumenta e é crescente a demanda global por água potável para atender às necessidades da humanidade. É também crescente a necessidade de saneamento básico. O resultado é uma crise global, com escassez, desperdício, poluição e exploração exagerada das reservas de águas subterrâneas.

Os recursos de água doce são finitos e frágeis, estão em condição de pressão constante por causa do crescimento populacional, da poluição e das demandas para usos agrícolas, domésticos, comerciais e industriais. A comunidade internacional tem o desafio de transformar obrigações assumidas em ações concretas no que se refere à gestão inteligente da água potável. O esforço de todos é para benefício de todos.

No site da ONU Brasil estão destacados trechos da Declaração da ONU Água para o Dia Mundial da Água 2010, que formam um resumo objetivo da situação delicada da água potável, recurso natural não renovável, fundamental para todas as pessoas no mundo.



"A água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias. Mas a qualidade da água em todo o mundo é cada vez mais ameaçada à medida que as populações humanas crescem, atividades agrícolas e industriais se expandem e as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo hidrológico global. (…) A cada dia, milhões de toneladas de esgoto tratado inadequadamente e resíduos agrícolas e industriais são despejados nas águas de todo o mundo. (…) Todos os anos, morrem mais pessoas das consequências de água contaminada do que de todas as formas de violência, incluindo a guerra. (…) A contaminação da água enfraquece ou destrói os ecossistemas naturais que sustentam a saúde humana, a produção alimentar e a biodiversidade. (…) A maioria da água doce poluída acaba nos oceanos, prejudicando áreas costeiras e a pesca. (…) Há uma necessidade urgente para a comunidade global - setores público e privado - de unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água nos nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras." [Declaração ONU Água]



Nenhum comentário:

Postar um comentário