quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sete maneiras criativas de economizar água




1 – Faça da sua casa um ambiente verde

A água não é só o famoso líquido insípido, inodoro e incolor, ela também está no ar. Manter a umidade do ar alta em sua casa evita que você e sua família tenham problemas respiratórios. Manter hortas domésticas, fontes de água de baixo consumo, árvores, vasos de plantas e trepadeiras aumenta a quantidade de água em sua casa.

Uma boa dica é guardar água da chuva para regar as plantas. Um cano descendo da calha no telhado e caindo em baldes já garante esse armazenamento. Mantenha essa água tampada para evitar a presença do mosquito da dengue em seu quintal.

2 – Troque o copo d’água por squeezes e garrafinhas


Para lavar um copo é necessária a medida de dois copos de água. Pode parecer pouco, mas, se colocarmos em escala, notamos que, para cada caixa d’água bebida, duas são gastas para a lavagem dos copos.

Uma maneira fácil e instantânea de reverter essa equação nada sustentável é trocar os copos d’água por squeezes ou garrafas reutilizáveis.

Nesse tipo de recipiente, a lavagem é menos frequente, já que o interior permanece fechado e, muitas vezes, apenas lavar o bocal do squeeze já garante a higiene, reduzindo a quantidade de água gasta.

3 – Faça xixi no banho



Pode até parecer besteira, mas fazendo xixi no banho você economia 12 litros de água potável por dia. Se você tem quatro pessoas em casa, em um mês, vocês economizaram 1.680 litros de água. Isso em descargas econômicas. Muitas descargas antigas chegam a gastar 20 litros cada vez que são acionadas.

E se a sociedade toda fizer isso? Os reservatórios de água se manteriam melhor abastecidos e todos gastariam, inclusive, menos dinheiro na conta de água. Benefício para o meio ambiente e para o seu bolso.

A S.O.S. Mata Atlântica produziu o site Xixi no Banho com diversas dicas e dados sobre a redução do consumo da água.

4 – Troque a mangueira por uma vassoura e água reutilizada

Muita gente acha que mangueira é vassoura. Ela pode até fazer um bom trabalho na hora de lavar o quintal e a calçada, mas a que preço ela faz isso? Não estamos falando do preço na conta de água, mas no custo social desse uso.

Trocar a mangueira aberta por uma vassoura de boa qualidade, reutilizando a água descartada pela lavadora de roupas, evita o desperdício.

Se você tem cachorro, educá-lo para fazer as necessidades num local próximo a um ralo também economiza várias lavagens de quintal.

5 – Aproveite a água do aquário

Se você possui um aquário em casa, deve trocar essa água com uma certa periodicidade. Não descarte essa água pelo ralo. Ela está enriquecida com nitrogênio e fósforo, dois elementos que fazem muito bem às plantas.

6 – Feche a mangueira: lave o carro com balde

Em uma lavagem de carro com a mangueira aberta por 30 minutos, 560 litros de água são gastos. Se baldes d’água fossem utilizados, esse gasto cairia para menos de 100 litros.

7 – Acumule antes de para lavar

Com a falta de tempo e a praticidade dos eletrodomésticos, sempre acabamos por lotar nossas casas com esses aparelhos. Se esse é o seu caso, só acione suas máquinas de lavar roupa e louça quando elas estiverem cheias.

Se você só precisar lavar uma peça de roupa, que tal lavá-la à mão? Será muito mais rápido do que o ciclo de lavagem da máquina, e você ainda terá mais cuidado no tratamento com a peça, evitando que os botões enrosquem em alguma coisa ou que a gola daquela camisa predileta seja destruída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário